
Estimular a cultura científica, o empreendedorismo e a inovação entre estudantes da educação básica e técnica, gerando soluções criativas e inovadoras para desafios que impactam o presente e o futuro da sociedade. Essa é a proposta da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), um dos principais eventos do país voltado para jovens cientistas, que este ano, em sua 23ª edição, conta com a participação de três equipes representando as Escolas SESI da Paraíba.
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, a mostra pré-universitária tem início nesta terça-feira (25), em São Paulo. Durante a programação, sete jovens cientistas das Escolas SESI da Paraíba, com o suporte de três professores, terão a oportunidade de apresentar, e atrair visibilidade, para os projetos que foram desenvolvidos por eles, com foco em ciência, engenharia, inovação e criatividade.
Esses projetos, de acordo com a gerente educacional do SESI Paraíba, Patrícia Costa, foram desenvolvidos pelos alunos das Escolas SESI de João Pessoa, Campina Grande e Sousa por meio do Laboratório de Iniciação Científica (LIC). Essa metodologia, segundo Patrícia Costa, é utilizada pela área de Educação do Departamento Regional do SESI na Paraíba para fomentar o conhecimento científico entre os estudantes.
"Acreditamos que a ciência, a tecnologia e a inovação são ferramentas poderosas para transformar realidades. Por isso, buscamos fazer com que as nossas escolas sejam um ambiente propício para despertar o interesse por essas áreas, a partir de posturas socialmente responsáveis. Diante disso, estar com esse grupo de estudantes na Febrace é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, além de ser uma excelente oportunidade para que nossos alunos possam apresentar suas ideias, trocar experiências e se conectar com a comunidade científica, fortalecendo o protagonismo juvenil e mostrando que a educação vai muito além da sala de aula", pontuou Patrícia Costa.
De olho nos projetos!
Desenvolvido por alunos da Escola SESI em João Pessoa, um dos projetos finalistas selecionados para a 23ª Febrace foi o “ERA: dispositivo informativo e de georastreamento para um descarte consciente do óleo vegetal”. Os criadores do projeto, com foco na área de Biologia, foram os alunos Raphael Félix Santana e Amanda Kelly Gomes Souza, com orientação de Aline Alves Almeida.
Em Campina Grande, as alunas Maria Luíza Dantas Vasconcelos e Anny Bheatriz de Lima Medeiros, com orientação de Mônica Larissa Aires de Macêdo, desenvolveram o “Kit Culturando: Arte e Ciência”. O projeto, que nasceu da intenção de valorizar e disseminar a cultura indígena, consiste em produzir tintas para uso artístico a partir de pigmentos extraídos de sementes cujo uso é tradicional entre os povos originários.
Já o terceiro projeto paraibano que representa a Escola SESI na 23ª Febrace vem do município de Sousa, no alto sertão paraibano. Com foco na área de Química, ele tem como objetivo a “Síntese de biodiesel a partir do óleo residual de fritura: uma prática sustentável de iniciação científica em ambiente escolar”. O desenvolvimento é dos alunos Julia Beatriz de Andrade, Anna Lívia Torres Sarmento e João Bôsco Nazaré Queiroga Neto, com orientação de Ranniery Felix dos Santos e Rosangela Inácio de Sousa.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza